A Secretaria Municipal de Educação realiza encontros para discutir a questão da segurança nas escolas.
Diante das recentes preocupações e disseminação de informações sobre violências nas escolas do Brasil, a Secretária de Educação de Retirolândia Abelma Nataline tem buscado diálogos que reforcem a segurança dos alunos da rede municipal.
Além do planejamento de atendimentos psicológicos direcionados a docentes e discentes, já desenvolvida desde 2022, a Secretaria de Educação também tem buscado outros parceiros na tarefa de combater a violência nas escolas.
Na quarta-feira, 12/04, a Secretária se reuniu com o Capitão Charles, comandante da 4a CIA da PM, o Tenente Corrêa do 3° Pelotão da PM de Retirolândia, e os policiais militares que atuam no município, buscando estreitar o diálogo e traçar estratégias para a realização de ações preventivas e de combate.
No primeiro momento a PM irá intensificar as rondas escolares, bem como desenvolver reuniões e palestras com estudantes e família nas escolas, buscando prevenir as ações de violência que assustem ou interfiram no andamento das ações pedagógicas. Além disso, o município buscará parcerias que ampliem o número de profissionais nas rondas escolares.
As escolas estão em constante diálogo com a Secretaria para que toda e qualquer ameaça seja identificada, denunciada e combatida. Para além disso, tem se traçado planejamentos que possam envolver estudantes e família na escola, com atividades pedagógicas diversas que também tenham objetivos de prevenção e de combate à ações de violência.
Nesse momento, todos temos uma função importante.
Qualquer pessoa que receber essas informações sobre o tema, conforme tem se visto em grupos de redes sociais Brasil à fora, busque verificar a veracidade, denunciar as autoridades competentes e não disseminar sem ter ciência da verdade. Todos somos responsáveis pela segurança das nossas crianças e adolescentes em sociedade e também nas escolas!