SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RETIROLÂNDIA FIRMA PARCERIA COM O PROGRAMA DO INSTITUTO FAZER ACONTECER

Na tarde de quarta-feira, 09/03, a Secretaria Municipal de Educação de Retirolândia esteve presente em Santaluz para conhecer de perto o Programa do Instituto Fazer Acontecer e firmar parceria que vai oferecer programa de Educação esportiva a estudantes da rede municipal de Retirolândia.

Na oportunidade a Secretária Nataline Abelma acompanhada do Diretor de Esportes Mirando Netto, do Coordenador de Programas prof. Gildeone Oliveira e do Educador Social Matias Gordiano, conheceram a equipe que coordena o Instituto e a metodologia da organização.

O Instituto é uma organização não-governamental de educação que acredita no caráter lúdico da brincadeira e do esporte como uma poderosa ferramenta de transformação social. Através da Metodologia Esport3 as atividades permitem que meninos e meninas joguem em igualdade de condições, reforçando valores como equidade de gênero, respeito e cooperação.

O município de Retirolândia, através da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Esportes entra para o grupo de municípios do Território do Sisal que fazem parte da Rede IFA. Através da parceria o município poderá oferecer atividades esportivas de cunho pedagógico e educacional. O Instituto fornecerá todo o material para as aulas e a formação Pedagógica para socioeducadores, além de monitorar o desenvolvimento das atividades. A atividade contará como uma ação complementar que iniciará o planejamento da educação em tempo integral na Rede municipal. Os adolescentes que formarão as primeiras turmas frequentarão a atividade esportiva e Pedagógica em turno oposto à escola regular.

Além das atividades esportivas de cunho pedagógico, os adolescentes que comporão as turmas da Rede IFA participarão de uma formação específica que incentiva o desenvolvimento de lideranças jovens, um outro Programa oferecido pelo Instituto em parceria com os municípios e financiado pela Fundação Interamericana.

Instituto Fazer Acontecer é sediado em Salvador e mantém parcerias com patrocinadores como Banco Itaú, a B3 – Bolsa de Valores do Brasil, a Fundação Interamericana – Organização ligada ao Governo dos Estados Unidos – e a FIFA (Fundação Internacional de Futebol).