Na manhã do sábado (07/10) a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou uma reunião com agricultores e agricultoras de Retirolândia para tratar do Benefício Garantia-Safra, que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, em caso de perca de sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.
O Município de Retirolândia não tinha sido reconhecido pelo Governo Federal com perca de safra em 2022, e foi com muita mobilização através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, junto com o CONSISAL, IBGE de Conceição do Coité, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e o Sindicato Rural do Município de Retirolândia que foi demonstrado ao Governo Federal que houve perca de safra por falta de chuva no ano de 2022.
Assim, todos os agricultores/as que pagaram o boleto referente ao ano de 2021/2022 irão receber a partir de 18 de outubro, conforme calendário de pagamento do Bolsa Família, em parcela única, o valor do benefício que é R$ 800,00. No total irá circular na economia de Retirolândia cerca de R$ 500.000,00 mil reais.
Na oportunidade, o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente @maniraldo.maciel informou a todos que a partir do dia 17 de outubro a Secretaria estará realizando o cadastro para a nova etapa do Benefício Garantia-Safra.
Estiveram presentes o Prefeito Alivanaldo Martins, o Secretário de Comunicação Social e Transparência Laudécio Silva, o Vereador José Egnildo, o Vereador Hugo o Técnico da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Antônio e o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Arnaldo.