RETIROLÂNDIA REALIZA II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

Com o tema “Da invisibilidade à afirmação: a educação do campo como uma política pública permanente, perspectivas e desafios”, foi realizado nos dias 16 e 17 o II Seminário Municipal de Educação do Campo de Retirolândia-BA.

O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Monteiro Lobato, teve seu início no dia 16 às 19 horas com a Mesa Institucional composta pelo prefeito Alivanaldo Martins, Secretária de Educação Abelma Nataline Carneiro Vereadora Nayara Silva, Coordenadora Estadual de Educação do Campo Poliana Nascimento e o Coordenador Municipal de Educação do Campo João Netto Silva. Desfeita a mesa a Conferência de Abertura seguiu com as palestrantes Jane Greice e Nahade Guedes.

O dia 17 foi iniciado com a apresentação do Painel I e contou com palestra da Educadora Divanice dos Santos sobre “os desafios da formação como prática constante da educação” e com Relato de Experiência do professor Dr. Francisco Emanuel trazendo a “Experiência do CAECDT como referência de política pública na educação do campo”. A professora Dra. Jucilene Ferreira mediou o momento. Em seguida foram realizadas oficinas com os temas: “Educação para os direitos das crianças e adolescentes no campo”, “Educação do campo e os processos agroecológicos com possibilidade de aprendizagem contextual”, “Educação antirracista na educação” e “Quando o Bullying entra na escola”.

No período da tarde aconteceu a apresentação do painel II mediado pela professora Jussara Secundino. O momento contou com apresentações da Dra. Marize Souza que falou sobre a invisibilidade da Educação do Campo no estado brasileiro; e da Dra. Nacelice Barbosa que falou sobre a Importância das políticas públicas para o campo.