PREFEITURA DE RETIROLÂNDIA TEM CONTAS DE 2018 APROVADAS

Aconteceu hoje (09), na Câmara de Vereadores de Retirolândia a Sessão Especial para julgamento das contas da Prefeitura de Retirolândia relativas ao exercício financeiro de 2018.

A Sessão contou com a presença do Prefeito Alivonaldo Martins (Vonte), o Vice-prefeito Railton Costa, os Secretários Municipais, o Controlador da Prefeitura Adelson Rios Neto, servidores públicos, populares e os representantes do poder legislativo que aprovaram por 8 votos a 1 as contas da gestão municipal de 2018.

Na oportunidade, o Prefeito Alivonaldo Martins (Vonte) agradeceu aos retirolandenses pelo apoio e confiança e enfatizou que seu ato de servir como Prefeito é uma missão a qual seguirá cumprindo com muita honestidade, buscando garantir mais qualidade de vida aos que mais precisam.

Como funciona o julgamento das contas

Quem exerce função pública deve responder à sociedade por seus atos como agente público. Especialmente, se exerce função de representação política, ou seja, se eleito pelo voto popular. Assim, prestar contas vai além de informar como são geridos os recursos financeiros. Envolve também ser responsável pelo alcance das metas, objetivos, resultados e impactos da gestão pública.

O julgamento das contas da Prefeitura é o momento em que a Câmara Municipal, auxiliada pelo Tribunal de Contas do Estado realiza uma avaliação sobre a qualidade do gasto público.

São analisados os aspectos de legalidade, economicidade, eficiência, eficácia e efetividade das ações do Poder Executivo.

A partir da análise completa das contas enviadas pelo prefeito e do parecer prévio elaborado pelo TCE, a Câmara vota um projeto de resolução que aprova ou rejeita essas contas.