Na noite da sexta-feira, dia 01 de novembro, os produtores culturais, Davi Carneiro da Silva e Marco Vinicius Rocha exibiram ao público seus projetos audiovisuais. As imagens exibidas receberam investimentos Federal da Lei Complementar 195/2022, batizada de Lei Paulo Gustavo, artista homenageado e reconhecido pela sua dedicação em auxiliar os produtores e artistas que sofreram impactos advindos da pandemia de Covid-19… O Ator e humorista Paulo Gustavo, foi umas das vítimas fatais da pandemia, recebendo assim, essa singela homenagem.
Os repasses realizados pelo Governo Federal – Ministério da Cultura com o apoio da Prefeitura Municipal de Retirolândia, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte possibilitaram a realização dessas obras.
A noite iniciou com a explicação dos projetos:
O Curta-metragem do fotógrafo Davi Carneiro da Silva, intitulado de “Santo Antônio, a fé de um povo” tornou-se o ato concreto mantendo viva a história da fé do povo de Retirolândia ao lusitano Antônio de Bulhões. Tendo como cenário principal a Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua em Retirolândia, compondo sua estrutura foram entrevistados: A Senhora Maria Carneiro Rocha (Dona Netinha), a Senhora Maria Celina de Jesus (Dona Celina), o Senhor Leônidas Soares de Oliveira (Léo do Ichu), e o Senhor Naziozeno Bispo da Silva (Sr. Nazi). Documentando em relatos o início geográfico, espiritual e a devoção ao padroeiro deste município.
Já o Média-metragem “Até que São Pedro faça chover no meu Sertão” um filme de Marco Vinicius Rocha, que numa busca por uma narrativa que unisse cultura, memória, reflexões e paixão, tem o São Pedro de Retirolândia como principal plano de fundo, assim como o cotidiano da nosso município, nossas ruas, praças e paisagens como cenários dessa história que representada todo um sentimento de pertencimento cultural de um povo.
A cerimônia encerrou com diálogos entre os produtores dessas obras, e o público presente. Fizeram parte, Marco Vinicius Rocha e Davi Carneiro da Silva, além de membros das equipes de produção do curta Santo Antônio, a fé de um povo: Edivaldo Brito, Miqueis Brandão e Vitoria Araújo. Do filme Até que São Pedro faça chover no meu Sertão: Ícaro Matheus e Vinícios Rios.